Conspiração Engenhosa

Atingiram o coração de um guerreiro

Um vingativo que se esconde do mundo

Com a máscara mais terrível do submundo

A interminável insensatez dum engenheiro

 

Constrói um bloqueio de tamanho derradeiro

Mas na verdade cavam um tumulo profundo

Engenheiro demolidor do sonho moribundo

Já não posso agüentar, entrego-me por inteiro.

 

Há homens que não se entregam por orgulho

Igualam-se a grande massa em um mergulho

Quando vêem que esse caminho é fútil

 

Arranha céus… Arranhando minha natureza

Arquiteto da conspiração visivelmente inútil

Tire a máscara e mostre sua enganosa beleza.

Ali Omar Ayoub 2008

Anúncios

5 pensamentos sobre “Conspiração Engenhosa

  1. Atingiram o coração de um guerreiro
    Um vingativo que se esconde do mundo
    Com a máscara mais terrível do submundo
    A interminável insensatez dum engenheiro

    Explicãção: Eu falo sobre as vinganças de pessoas que se traumtizam com acontecimentos, e depois com isso, fazem barbáries com pessoas que são inocentes. Conspirações do mundo, sionismo, Teoria da conspiração, imperialismo americano, entre outras conspirações arquitetadas.

    Constrói um bloqueio de tamanho derradeiro
    Mas na verdade cavam um tumulo profundo
    Engenheiro demolidor do sonho moribundo
    Já não posso agüentar, entrego-me por inteiro.

    Explicação: Medidas protecionistas que criam barreiras para outros povos, mas na verdade, quando fazem isso, se escondem do mundo, e quanto mais se escondem e conquistam, mais são odiadas( Situação dos Estados Unidos Da América hoje), os sonhos dos conservadores políticos, estão quase moribundos por causa das inovações políticas, quando eu digo ” Já não posso agüentar, entrego-me por inteiro.”, eu quero dizer das pessoas que se entregam a bebida e a outras drogas, e esquecem de tudo, tornam-se produtos do sistema.

    Há homens que não se entregam por orgulho
    Igualam-se a grande massa em um mergulho
    Quando vêem que esse caminho é fútil

    Explicação: Eu falo de pessoas que são críticadas, ou até mesmo, tachadas de chatas, por serem muito críticas na política, e muitas vezes, para não ficarem de fora, largam seus ideais.

    Arranha céus… Arranhando minha natureza
    Arquiteto da conspiração visivelmente inútil
    Tire a máscara e mostre sua enganosa beleza.

    Explicação: Construções faraônicas que impressionam as pessoas, assim como o modismo que está no ar nesses tempos tão estranhos e de transformações rápidas e incertezas.

    Mensagem final: “Tire a máscara e mostre sua enganosa beleza.”, para que as conspirações sejam desvendadas, e mostrem que tudo o que há de pseudo espetacular em seus obetivos miraculosos.

  2. Ali Omar, Saudações

    Estréia primorosa aqui no Blog,texto altamente contemporâneo.

    Acrecentaria em seu comentário para futuras discussões respectivamente:

    o surgimento do fenômeno das milícias, o culto a violência(veja a imagem transmitida lá fora pelo nosso cinema).Cito as barreiras impostas para atualmente pela Espanha, o protecionismo agrícola da UE através dos subsídios que atrapalha demais a vida do Agricultor Brasileiro.E o papel da midia em fazer heróis e bandidos.

    Para concluir duas citações:

    Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar. (Castro Alves)”

    “Quando se tira o voto ao povo, o povo é expelido do centro para a periferia da história, perde o pão e a liberdade, o protesto passa a ser agitação e a greve rotulada de subversão”(Ulisses Guimarães)

    Um abraço Fabio R

  3. Meu caro Ali,

    Sendo um pouco mais detalhista sobre sua última frase no último verso “Tire a máscara e mostre sua enganosa beleza.” tem uma interessante linha de pensamento, o qual é a possibilidade da máscara sair da face e revelar alguma indentidade, mesmo sendo enganosa, como disse.

    Em minha opnião seria que “por atrás da máscara”, está toda nossa humanidade. A nossa capacidade de construir algo, mesmo sendo bom ou ruim, é ainda alguma capacidade.

    Em sua metáfora, o “engenheiro” está sempre consciente do quê tenta construir (ou desconstruir), sabendo que seus atos podem ser dolosos.

    Mas na realidade não é assim, eu penso.

    Na história de uma sociedade de qualquer país, há sempre um anseio do melhoramento das condições de vida. Mesmo que não seja do ponto de vista de outra nação.

    Um exemplo atual; O Brasil tem se dirigido a Africa para incentivar a produção de etanol. Por isso está sendo elogiado por muitas nações. E também em toda nação se fala com um tom de orgulho e compaixão.

    Porém, há de se pensar em um paralelo com o Estados Unidos, que ao invés de se dirigir às nações vizinhas da America do Sul, para investimento de capital, prefere a China ou até mesmo ao Oriente Médio.

    O Brasil, poderia investir na produção de biocombustível na America do Sul, mas há uma estratégia “misteriosa” a ser considerada.

    O Brasil está como o USA, não pensando nos vizinhos; Bolívia, Colombia, Peru, etc…

    Estrategicamente, é Angóla, que está sendo “beneficiada”. Então, diria que o Brasil está sendo tão “insensáto” quanto aos Estados Unidos, aplicando a metáfora de sua poesia.

    O quê é de bom ou de ruim tem sua relatividade.

    Isso me faz lembrar de uma anedota que ouvi algum tempo atrás.

    Jesus, disse; – Tudo é amor!
    Freud, disse; – Tudo é sexo!
    Einstein, disse; – Tudo é relativo!

    Voltando ao contexto da poesia.

    O Brasil está estrategicamente movendo capital e conhecimento tecnológico para uma nação em outro continente porque precisa diversificar sua fonte de energia.

    Se o país fortalecer um outro país vizinho farto de riquezas naturais como por exemplo a Venezuela ou Bolivia, correria o risco de dividir sua importancia como lider na America do Sul, deixando de ter um poder de opnião democraticamente “absoluto”.

    A relatividade é a “rainha” na ética. Politicamente falando!

    Como vemos, quando se “tira a mascára”, reconhecemos a nossa humanidade, sendo humanos como qualquer americano, europeu, judeu, etc…

  4. Desculpe pessoal por demorar tanto a responder a vocês, é que eu estou passando por um período de atribulações em minha vida, a caneta não consegue chegar á minha mão, estou ficando vazio, peço desculpas, quando eu estiver melhor eu responderei a tudo isso, sinto uma augusta vontade de respond~e-los, mas eu não consigo, tem uma força que me impede.

    Peço a compreenção de todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s